Comissão Inter-Residentes

06 abril, 2006

Pelouro do DESPORTO

Regulamento do torneio de futsal:

Artigo 1º (Organização)
1.1. O Torneio de Futsal Inter-Residências da UTL, é organizado pela Comissão Inter-residentes da UTL.
Artigo 2º (Inscrições)
2.1. As inscrições para o Torneio de Futsal Inter-Residências da UTL devem ser efectuadas através do preenchimento da ficha de inscrição (anexo 1).
2.2. As inscrições devem ser entregues, à Comissão de Inter-Residências na reunião que se irá realizar no dia 29 de Março pelas 18h30m na Residência Pedro Nunes.
2.3. O prazo limite de inscrição é dia 29 de Março de 2007.
2.4. Só serão aceites as inscrições que forem recebidas pela CIR dentro do prazo estipulado e mediante o pagamento da respectiva taxa de caução (ponto 17 deste regulamento).
Artigo 3º (Regras Oficiais)
3.1. No Torneio de Futsal Inter-Residências da UTL serão adoptadas as regras oficiais da Federação Portuguesa de Futebol, variante de Futsal, salvo excepções contempladas neste regulamento.
Artigo 4º (Disciplina)
4.1. O jogador que acumule dois cartões amarelos no mesmo jogo, ou em jogos alternados, ficará automaticamente suspenso do jogo seguinte.
4.2. O jogador que for expulso com cartão vermelho directo por acção gravosa a árbitros e jogadores ou outros será advertido da seguinte forma:
a) Sem grande insistência, o prevaricador ficará automaticamente excluído do torneio;
b) Com grande insistência, a equipa ficará automaticamente excluída do torneio.
4.3. Independentemente do exposto no 4.2., ficarão sujeitos ao ponto 17.1 deste regulamento.
Artigo 5º (Arbitragens)
5.1. Cabe a todas as equipas inscritas no Torneio nomearem um elemento responsável pela arbitragem. A CIR é responsável por solicitar a arbitragem aos árbitros das equipas que não estiverem em jogo.
5.2. Na eventualidade de um árbitro não comparecer, no dia a que foi solicitado pela CIR, a sua equipa será penalizada com (-2) pontos.
5.2. Na impossibilidade de se encontrar presente um árbitro, esta será assegurada por elementos da CIR.
Artigo 6º (Sistema Competitivo)
6.1. O sistema competitivo adoptado no Torneio de Futsal Inter-Residências da UTL, depende do número de equipas inscritas, no entanto, será adoptado preferencialmente o seguinte modelo:
6.1.1. Uma primeira fase de grupos, sistema todos contra todos a uma volta;
6.1.2. Uma segunda fase que disputarão duas meias-finais entre os dois primeiros classificados de cada grupo e os terceiros classificados disputarão o jogo de atribuição do 5º e 6º classificados.
6.1.3. Uma terceira fase onde se disputará a final e atribuição do 3º e 4º
lugares.
Artigo 7º (Duração de Jogos)
7.1. O tempo de jogo será de 2 períodos de 20 minutos, com 1 intervalo de 10 minutos entre cada um dos períodos.
7.2. Em todos os jogos cada equipa tem direito a 1 “desconto de tempo” de um minuto por cada período (excepto nos prolongamentos em que não há lugar a períodos de descanso).
Artigo 6º (Período de Aquecimento)
6.1. As equipas têm direito a um período comum de aquecimento de 10 minutos, podendo ser alterado consoante a existência ou não de atraso nos horários dos jogos.
Artigo 8º (Composição das Equipas)
8.1. Todos os jogadores inscritos terão que ser, obrigatoriamente, alunos alojados nas residências universitárias da UTL.
8.2. No acto da inscrição todos os elementos deverão fazer prova do definido no ponto 8.1.
8.3. Cada equipa deverá nomear um capitão de equipa, que será o responsável pela mesma, e um árbitro.
8.4. A designação da equipa será decida pelos seus elementos e deverá constar na ficha de inscrição.
8.5. Cada Residência Universitária pode inscrever mais do que uma equipa no torneio.
8.6. Residências que contenham poucos elementos poderão formar equipa com elementos de outras Residências. A decisão de aceitar ou rejeitar a inscrição fica a cargo da CIR e atenderá ao nº de residentes da Residência de
menor dimensão.
Artigo 9º (Constituição das Equipas)
9.1. Cada equipa é constituída no mínimo por 6 e no máximo por 10 jogadores, apenas podendo inscrever 10 jogadores para o torneio.
9.2. O responsável de cada equipa deve preencher e entregar ao delegado do jogo ou na sua ausência ao árbitro do encontro, uma ficha de jogo com a constituição da sua equipa, até quinze minutos do início do jogo.
Artigo 10º (Faltas de Comparência)
10.1. Considera-se falta de comparência quando:
10.1.1. A equipa não se apresenta no recinto de jogo nos 10 minutos após o horário estabelecido para o seu inicio;
10.1.2. A equipa que não se apresenta em campo com o número mínimo de 5 jogadores.
10.2. No caso de falta de comparência, o jogo será ganho pela equipa adversária e o resultado será de 15-0.
10.3. À segunda falta de comparência seguida ou alternada, a equipa fica impossibilitada de continuar a sua participação na prova em causa, aplicando-se igualmente o disposto no nº 10.2.
Artigo 11º (Pontuação)
11.1. A pontuação atribuída a cada equipa por jogo, segundo o resultado obtido, é a seguinte:
Vitória = 3 Pontos
Empate = 1 Ponto
Derrota = 0 Pontos
1ª Falta de Comparência = (-3) Pontos.
2ª Falta de Comparência = (-3) Pontos e Desclassificação.
Artigo 12º (Desempates)
12.1. Nos jogos disputados numa fase de grupo o resultado final pode ser o empate.
12.2. Nos jogos disputados na segunda fase, se o resultado estiver empatado no final do segundo período, não haverá prolongamento, recorrer-se-á então à marcação de pontapés de grande penalidade, começando por uma série de cinco, e caso o empate se mantenha, séries de um, até que se encontre o vencedor.
12.3. Nos jogos disputados na terceira fase, se o resultado estiver empatado no final do segundo período, recorrer-se-á a um prolongamento de duas partes de 5 minutos. Este realiza-se após um minuto de intervalo, devendo-se proceder à escolha de campo ou bola ao centro por sorteio.
12.4. A determinação das equipas melhor classificadas no mesmo grupo, em caso de empate, é efectuada pela aplicação sucessiva dos seguintes critérios:
a) O número de pontos alcançados pelas equipas empatadas, no jogo que entre si realizaram;
b) A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelas equipas empatadas, nos jogos que realizaram entre si;
c) A maior diferença entre o número de golos marcados e o número sofridos pelas equipas empatadas, nos jogos realizados em toda a 1ª fase;
d) O maior número de golos marcados em toda a 1ª fase;
e) O menor número de golos sofridos em toda a 1ª fase;
f) Fair-Play (amarelo 1 ponto negativo vermelho 3 pontos negativos)
g) Sorteio.
Artigo 13º (Boletim de Jogo)
13.1. Todos os jogos serão registrados em boletins de jogo segundo modelo próprio da CIR (a determinar).
Artigo 14º (Recinto de Jogo)
14.1. Os jogos são realizados no Pavilhão do CEDAR (Centro de Actividade Física e Recreação da UTL).
Artigo 15º (Equipamentos de jogo)
15.1. As equipas deverão apresentar um equipamento igual, ou caso não seja possível, deve ser de cores semelhantes. A CIR ficará encarregue de fornecer t-shirts ou coletes de jogo.
Artigo 16º (Bola de Jogo)
16.1. A bola de jogo, será fornecida pela organização.
Artigo 17º (Taxa de Inscrição)
17.1. No acto de Inscrição da equipa, deverão proceder ao pagamento da caução de 15€, que será entregue no final da prova, excepção feitas, às equipas que desrespeitem as regras presentes neste regulamento, bem como
as regras presentes no regulamento interno do CEDAR, apresente comportamentos anti-desportivos ou que sejam desclassificadas por falta de comparência.
Artigo 18º (Multa)
18.1. O incumprimento das regras estabelecidas neste regulamento, bem como das regras constantes no regulamento interno do CEDAR e a exibição de comportamentos anti-desportivos, origina o pagamento de uma multa no valor de 50€, a acrescer ao disposto no nº anterior.
Artigo 18º (Alterações de Calendário)
18.1. A CIR reserva o direito de modificar e/ou alterar o calendário estabelecido do Torneio de Futsal Inter-Residências da UTL, por motivos de força maior e considerados excepcionais.
18.2. Após a publicação do calendário definitivo da prova no site da CIR, este só atenderá a pedidos de alterações de jogos, desde que sejam feitos com 5 dias de antecedência.
18.3. Os pedidos de alteração de jogos devem ser justificados e conter a indicação da data, hora da nova marcação pretendida.
18.4. As solicitações de alterações serão analisadas e ficarão à consideração da CIR.
Artigo 19º (Cancelamento do Torneio)
19.1. O cancelamento do Torneio de Futsal Inter-Residências da CIR UTL, incluído no Plano de Actividades da CIR UTL, apenas poderá ser decidido por acordo unânime dos elementos da CIR.
19.2. O cancelamento da prova implica a restituição do valor da caução às equipas inscritas no Torneio de Futsal Inter-Residências da UTL.
Artigo 20º (Sorteios)
20.1. Os sorteios para a elaboração dos calendários do Torneio de Futsal Inter- Residências da UTL, realiza-se em local e hora a divulgar pela CIR com uma antecedência mínima de 2 dias.
20.2. O sorteio deverá ser efectuado 2 dias após terminar o prazo de inscrições.
20.3. A informação relativa ao resultado do sorteio, horários e sistema competitivo serão divulgados no site da CIR.
Artigo 21º (Casos Omissos)
21.1. Qualquer caso omisso neste regulamento, será decidido pela organização.


 
Free Site Counter
Free Site Counter